quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Microcrédito - Um exemplo de relevo

Um caso particular das inúmeras aplicações do microcrédito, e que causa um grande impacto nos países em desenvolvimento prende-se com o apoio à criação de uma fábrica de manufactura de bombas de água.
Em zonas de escassez de água potável (os países subdesenvolvidos, infelizmente, cada vez mais sofrem deste problema), a utilização de bombas de água para assim explorar aquíferos revela-se da maior importância. Novos designs e conceitos permitem a construção de dispositivos que se inserem na designação de appropriated technology, uma vez que reúnem características que os tornam eficazes em países com fracos recursos. A saber, revelam-se de fácil utilização, elevada durabilidade, baixos custos de produção e manutenção e envolvem mecanismos fáceis de reproduzir. Como tal tornam possível a sua construção pelas populações locais, criando um impacto positivo na economia da comunidade.
Com um pequeno empréstimo, um artesão pode montar uma pequena manufactura (onde possivelmente empregará outros trabalhadores) onde fabricará e reparará as bombas de água que serão utilizadas pelos seus conterrâneos, garantindo a sua fonte de rendimento para além de melhorar o dia-a-dia da comunidade.

Sem comentários: