segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Combate á diarreia


A diarreia é uma das principais causas de morte na Tailândia. Cerca de 3 milhões de pessoas morrem por ano, incluindo 1,9 milhões de crianças.
Para combater este problema foi desenvolvido um tratamento simples e barato que ajuda a hidratação das vítimas. Para isso basta uma grande pitada de sal e uma mão cheia de açúcar dissolvido em água limpa.
Este remédio foi posto pela primeira vez á prova durante um surto de cólera entre os refugiados da fronteira com a índia, em Bangladesh, em 1971,que, nessa altura preveniu a morte a mais de 40 milhões de crianças.
Embora seja simples não é utilizado por todas as crianças que precisem dele: não há condições sanitárias adequadas, os pais não aprenderam a fazê-lo em casa, as saquetas de pó misturado exigem acondicionamento, armazenamento e distribuição, a re-hidratação oral não reduz inicialmente a saída de fezes levando os pais a desistir da sua utilização, nos países desenvolvidos a diarreia não e considerada uma “doença” uma vez que não mata só “incomoda”.
Apesar de ser uma grande causa da morte de cerca de 1/3 das crianças, o governo não apoia a distribuição do seu remédio, devido a outras doenças como a tuberculose e a malária serem das doenças mais activistas, atraindo muito mais interesse e dinheiro.

Segundo Wandee Varavithya um médico que tem tratado doenças diarreicas por quase 40 anos na Tailândia:
"Este problema não está recebendo a atenção que merece.”

Sem comentários: