segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

ESTUDO DE CASO - BUSHPROOF


É uma empresa social privada registada em Madagáscar e no Reino Unido, fundada em 2004 por Adriaan Mol e Eric Fewster, ambos com experiência de trabalho em Organizações não Governamentais (ONGs), com objectivos humanitários e com a finalidade de simultaneamente colherem lucros financeiros e sociais dos seus esforços e investimentos. As suas principais actividades são:
· Perfuração de baixo custo e construção de poços;
· Fabrico de bombas de água e tecnologias de tratamento de água no ponto da utilização;
· Consultorias no sector de água e saneamento.

A BushProof produziu e promoveu produtos inovadores e eficazes caracterizados pelo seu baixo custo, grande eficiência, fácil utilização e manutenção, materiais de fácil acesso levando a um alcance maior por partes das populações, e por um impacto mensurável na saúde, na redução da pobreza e no bem estar. Esses produtos são filtros de bio-areia e cerâmica, bombas Canzee, sacos de SODIS, métodos de perfuração de poços e aplicações micro-solares.

Em 2005 recebeu um Development Marketplace Award de um concurso global em que participou com a inovação que envolvia o uso de uma técnica de baixo custo de lançamento de jactos de água para a construção de furos de pouca profundidade, equipados com bombas Canzee, com vista a reduzir os custos de produção e permitir a disponibilização local dessas bombas.
Em 2006 utilizou o prémio para construir 150 poços em Madagáscar colaborando com uma ONGs local.

A empresa já esta a ganhar o reconhecimento de grandes financiadores mas ainda tem de dar mais atenção à promoção, comercialização e negociação para convencer de que os seus serviços representam uma alternativa eficaz e de baixo custo.

Sem comentários: